segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Certo ou errado é uma questão de perspectiva

Eram dois cenários: o bar e sua cama. 
Por vezes sua mesa, o chão, a cadeira, o pensamento, o escrever e apagar, o desistir e enviar ou então a nossa mente embriagada - juntos ou separados.

No bar, os olhares estavam sempre atentos e os pensamentos sempre preocupados. Mas no fundo, bem no fundo, era uma vontade recíproca de que alguém aparecesse a qualquer momento e resolvesse por nós o que estava difícil de resolver. 
Afinal, queríamos continuar mas não queríamos machucar ninguém, porém, nessa história alguém vai sair machucado. Não existe outro desfecho. 

Procuramos explicações pr'o que estava diante de nós - chegamos em todas as conclusões que poderíamos chegar sem conseguir de fato, entender. Não tem motivo ou explicação. 
Entendemos a química, entendemos a entrega, entendemos a vontade...

Encaixe perfeito para tudo dar errado. E deu. Deu muito. Só não sei ainda pra quem.
Afinal, neste caso, o errado é apenas uma questão de perspectiva. Não é?

"Acordou no meio de um sonho; não sabia o que era ontem e o que será amanhã. Só sabe o que é o agora. E o agora não aceita menos do que tudo que a alma quer!"

Talvez essa seja a explicação para aqueles dois. Dois insanos que só queriam. Só se queriam. 

Mente espinha e coração

"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

A recordação é grande. 
Grande também era a pessoa, a ansiedade, o desejo, a vontade, a incerteza, o medo...
Sinceramente? Ainda é. 
Mas o tempo passa e nós aprendemos a - tentar - não dar passos maiores do que nossas pernas. Nós aprendemos que difícil mesmo é achar algo que não seja incerto nessa vida.
E já pensou se fosse certo? Que porre!

Eu agradeço muito por ser como sou e agradeço mais ainda por ter a consciência de que quem eu sou, é muito pouco perto de quem serei um dia.
Agradeço por me permitir a errar, me permitir a aprender a com erros, permitir que - embora as vezes seja trabalhoso - me mostrem onde errei.

Eu agradeço por ser desse jeito maluco que se joga de cabeça em tudo que quer. 
Meu deus, quantas coisas eu já não ganhei por isso?!

Que esse seja só o começo de um ano e de uma vida completamente cheia de batalhas e conquistas!

Gratidão, vida! 
Gratidão por me cercar de pessoas maravilhosas que fazem essa jornada tão mais leve.
Gratidão por me afastar de tudo que trava meu conhecimento.
Gratidão por me transbordar de oportunidades e quando não, por me transbordar de garra para criá-las.

Gratidão... apenas gratidão!!"


Da série: achados de 2014.

This is War

"Demora mas a gente cai na real."

"A guerra no amor, como a globalização, não é escolha. É destino. Os tambores já começam a rufar, anunciando a guerra, quando certos homens e certas mulheres nem trocaram ainda o primeiro olhar de flerte. Pode acontecer que ele, o homem, tenha sido, em todos os outros relacionamentos, tão pacífico quanto uma ovelha tibetana. E ela também. Mas, ao se encontrarem, por alguma química estranha, os exércitos se mobilizam. E não demora muito para que alguém aperte o gatilho."

Céu. Muito céu, longe do inferno. Pouco céu, perto do inferno. Lembranças do céu e chegamos ao inferno.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Em busca de um lugar para chamar de MEU

E a conclusão que eu chego, dia após dia, é que é muito mais fácil e confortável apontar o dedo para a outra pessoa e dizer que o problema não está em você.
Não é você que está avançando os sinais e invadindo o limite do outro - aquele espaço mínimo que o outro precisa para viver em paz. É o outro que não está bem com ele mesmo, com suas convicções. É o outro que precisa se assistir.

Eu me arrisco a dizer que esse é o momento que separa o antes do agora.
É o momento em que você passa a se incomodar tanto e percebe que aquele pode não ser mais seu lugar. É hora de buscar o SEU espaço.

Não é certo e nem justo você colocar em cheque as questões pessoais e evolutivas de alguém, porque as suas não estão claras. Porque você não quer assumir que, sim, você invade o espaço do outro.
E não tem nada demais no outro - e com o tempo isso aumenta cada vez mais, são as leis naturais da vida - se incomodar com isso, se sentir sufocado e desrespeitado.

Liberdade é uma coisa que se conquista e essa conquista é um pacote que traz consigo responsabilidades, claro.
E se eu comprei esse pacote e aguento os trancos de suas responsabilidades sem gritar à ninguém nos meus momentos de desespero, não tente questionar o primordial do meu pacote - que é o que me fez comprá-lo: a minha liberdade.  

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Parar de viver é de matar

"Toda mudança é dolorosa. Todo começo castiga. É uma relação sadomasô. Dói, mas causa um prazer enorme. Então, sossegue. Mas eu não gosto quando o sono fica quieto e a vida parada, quando me pego tateando no escuro sem saber pra onde ir. Vida, me tire o sono, me dê mais um pouco, eu aguento o tranco. Só não dou conta de vida morna, sem graça e sem sacolejo. Recomeçar cansa, mas parar de viver é de matar. O que eu não conheço ou não experimentei há de ser ainda o melhor da vida.”

Mariliz Pereira Jorge

sábado, 21 de junho de 2014

Amor da vida

"- Mas eu amava ele de verdade. 
- Grande coisa. Você se apaixonou por uma pessoa, e daí? Não entende o que aconteceu? Esse cara tocou um lugar do seu coração mais profundo do que você pensava que era capaz de alcançar. Em outras palavras, você foi fisgada, menina. Mas esse amor que você sentiu foi só o começo. Isso é só o amor mortal, limitado, café com leite. Espere para ver como você é capaz de amar mais profundamente do que isso. Nossa, Sacolão... você tem a capacidade de um dia amar o mundo inteiro. É o seu destino. Não ria. 
- Não estou rindo.  
- E, por favor, não vá você rir de mim agora, mas acho que o motivo pelo qual é tão difícil para mim esquecer esse cara é que eu realmente achava que o David fosse a minha alma gêmea.
- Provavelmente era. O problema é que você não entende o que essa expressão significa. As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora. Acabou, Sacolão. A missão do David era acordar você, tirar você daquele casamento do qual você precisava sair, destroçar um pouquinho o seu ego, mostrar para você os seus obstáculos e vícios, despedaçar o seu coração para uma nova luz poder entrar, deixar você tão desesperada e fora de controle que você fosse obrigada a transformar a sua vida, e depois apresentar você à sua mestra espiritual e sair fora. Essa era a função dele, e ele foi ótimo, mas agora acabou.

- Mas eu amo ele. 
- Então ame ele. 
- Mas eu sinto saudade dele. 
- Então sinta saudade. Mande um pouco de amor e de luz sempre que pensar nele, depois esqueça. Esqueça isso. 
- Então, quanto tempo este luto vai demorar a passar? 
- Você quer saber a data exata? 
-É. 
- Uma data que você possa marcar no seu calendário? 
-É. 
- Deixe eu te dizer uma coisa, Sacolão... você precisa parar com essa mania de querer controlar tudo."